Cerca de 70 promotores de Justiça participaram, hoje, de videoconferência com o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, para alinhamento da atuação em torno das medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus e há apreensão com a quantidade de leitos de UTI disponíveis em Mato Grosso. Em Colíder, por exemplo, o promotor de Justiça Daniel Cardoso Lima destacou que havia 12 leitos e que foram adquiridos mais oito. O total de leitos, no entanto, deverá atender 11 municípios. “Para essa quantidade de municípios, os leitos são insuficientes”, observou.
Na região Oeste, os promotores também afirmaram que a situação é preocupante e que os leitos existentes não são suficientes para atender a demanda atual. Com a pandemia, a tendência é de que o cenário se agrave ainda mais. No Vale do Araguaia e região Sul as preocupações são semelhantes.
Ficou definido que a 7ª Promotoria de Justiça Cível da Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá solicitará informações do governo do Estado sobre as localidades em que os novos leitos de UTI serão disponibilizados e do planejamento sobre a estrutura existente em cada região para atendimento aos pacientes de Covid-19.
“As medidas de isolamento têm como objetivo ganhar fôlego para que o Estado e municípios preparem o sistema de saúde. Neste momento, em que alguns cogitam a possibilidade de afrouxamento das medidas, é necessário, antes de tudo, termos claro qual a retaguarda existente”, afirmou, através da assessoria, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
Dentre as várias ações que vem tomando, o governo do Estado está ampliando hospital em Várzea Grande para disponibilizar mais leitos de UTI bem como a ampliação de leitos na Santa Casa, em Cuiabá. No boletim divulgado, esta tarde, pela secretaria de Saúde é apontado que 13 pessoas estão hospitalizadas com Covid-19 em Mato Grosso– sendo sete em UTI e seis em enfermaria. Foram diagnosticados 181 casos no Estado desde o início da pandemia, 73 pessoas estão em isolamento domiciliar, 89 estão recuperados (ontem havia 79).