Para evitar a proliferação do mosquito da dengue no município de Peixoto de Azevedo, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da cidade, promoverá o "Mutirão contra a Dengue", no dia 30. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura e de Associações de Presidentes de Bairros. O mutirão terá início às 8h e ocorrerá em toda a cidade.
De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vieira, os moradores serão os responsáveis pela limpeza da rua onde residem. "Agentes de saúde vão fazer o acompanhamento da limpeza desses locais e a Prefeitura disponibilizará caminhões para o transporte do lixo acumulado", disse.
Segundo ela, existem muitos terrenos e construções abandonadas no município que acabam prejudicando o controle da proliferação do mosquito. "Por ter sido uma região de garimpo, muitas pessoas deixaram a cidade e abandonaram seus imóveis. Com o mutirão, será possível amenizar esse problema que afeta toda a cidade", afirmou.
A promotora explicou que, os casos da doença notificados à saúde pública não refletem a realidade, pois muitas pessoas preferem se tratar em casa. "Com isso, o número real de pessoas infectadas acaba sendo maior do que o divulgado". Conforme dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso já registrou 1.346 casos de dengue na primeira semana de janeiro de 2010, alta de 18,69% em comparação ao mesmo período de 2009.
"Convocamos toda a população do município para participar do mutirão e combater essa doença que tem feito muitas vítimas no Estado", ressaltou a representante do Ministério Público. Durante o "Mutirão contra a Dengue", ocorrerão diversas atividades culturais e distribuição de premiações aos moradores da cidade.