O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Cidadania, promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, informou, esta tarde, que no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso estão sendo discutidas as providências que poderão ser adotadas nos casos de descumprimento das medidas de isolamento e quarentena impostas a pacientes infectados ou com suspeitas de contaminação pelo coronavírus.
As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional constam na Portaria 356 do Ministério da Saúde, publicada hoje. O promotor participou de reunião promovida pela secretaria estadual de Saúde para troca de informações e orientações relacionadas à doença. A discussão foi realizada pelo Comitê recém-criado pelo Governo para discutir a temática.
Atendendo determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, uma campanha será lançada para sensibilização do público interno sobre as formas de prevenção e contaminação do Coronavírus. O material informativo também será divulgado nas redes sociais, informa a assessoria.
A última nota informativa, divulgada ontem pela secretaria de Saúde de Mato Grosso, informa que foram monitoradas 12 ocorrências suspeitas em pacientes em oito cidades. Sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.
Recomendações cuidados básicos que estão sendo reforçados: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.