O Ministério Público Estadual abriu um inquérito civil para apurar se a conversão entre as pistas da avenida José Teobaldo Anschau (de acesso ao aeroporto) é regular. O local indicado pelo denunciante é localizado em frente a um posto de combustíveis, próximo à avenida André Maggi. Segundo relatado à promotoria, a conversão causa adensamento no tráfego e aumenta o risco de acidentes.
O denunciante aponta ainda que a rotatória “que possibilita a conversão dos transeuntes para a pista contrária” está localizada a menos de 100 metros do espaço aberto pela prefeitura. O pedido de providências tramita na 4ª Promotoria de Justiça Cível, sob responsabilidade de Audrey Ility, que determinou o envio ao Executivo de um ofício cobrando explicações sobre a questão.
Audrey quer que a prefeitura explique em quais critérios e estudos técnicos se baseou para instalar a conversão, “que corta abruptamente o canteiro central da avenida”. O Executivo deverá encaminhar documentos para comprovar as respostas. A promotora ainda pediu para que as universidades e faculdades de Sinop indiquem professores do curso de engenharia ou arquitetura para apontarem, a título de colaboração, “os efeitos benéficos e os maléficos, para o trânsito e usuários da via pública, com a instalação de uma conversão”.
Outro lado
Só Notícias entrou em contato com o secretário de Trânsito, Cristiano Peixoto. Ele afirmou que, até o momento, não foi notificado da investigação e que também não houve discussões para o fechamento da conversão no local.