PUBLICIDADE

MP e Defensoria direcionam valores de custas processuais para ciclovia no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério Público (MP) em parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) reverter os valores de custas processuais de cerca de 80 procedimentos para a construção de 2 km de ciclovia, na avenida que concentra três escolas onde estudam ao menos 1 mil alunos no município de Vera (90 km de Sinop). As alterações para implantar a faixa custaram R$ 13,1 mil, valor investido em tintas reflexivas, sinalizadores horizontais, placas de sinalização, tachões e banners.

O lançamento oficial do início das obras, a “CicloVera”, como foi batizada, foi feito, esta tarde, em frente à escola estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

De acordo com a assessoria da Defensoria Pública, a iniciativa surgiu durante a instrução de um inquérito civil no qual o MP apurava danos ambientais. Na conclusão do procedimento, ao invés de estabelecer uma multa pecuniária nos padrões tradicionais, o promotor Willian Oguido Ogama optou por indicar ao infrator que pagasse o valor à prefeitura, em materiais para a construção da ciclovia.

O defensor público que atua na comarca, Vinícius Hernandez, informa que ao ser apresentado à proposta aderiu a parceria e desde abril deste ano, ambos fizeram o mesmo com o valor das custas processuais, o que permitiu que todo o material fosse comprado para que a ciclovia.

“A cidade é pequena, pacata e grande parte da população aqui usa a bicicleta como meio de transporte. Por ter um tráfego pequeno de veículos, motoristas, pedestre e ciclistas, acabam infringindo regras de trânsito por acreditarem que as chances de acidentes são pequenas. Mas, eles acontecem e por esse motivo a ciclovia é importante”, avaliou o defensor.

Hernandez informou que essa é a primeira etapa e conta com o apoio da prefeitura. “O MP teve a ideia e juntos, ficamos responsáveis em arrecadar os valores para implantar a ciclovia, já a prefeitura, ficou com a atribuição de executar o trabalho necessário. As Polícias Civil e Militar também fazem parte da proposta no trabalho de conscientizar a população a usar a ciclovia e seguir as regras de trânsito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tráfego no Portão do Inferno entre Cuiabá e Chapada será interrompido durante três dias

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística informou que...

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...
PUBLICIDADE