O Ministério Público do Estado (MPE) divulgou uma nota hoje afirmando que foi contra a soltura do homem, de 54 anos, preso, na última segunda-feira, por crimes ambientais, ameaça, desobediência, desacato contra a equipe de Força Tática da Polícia Militar e um agente da secretaria estadual de Meio Ambiente. A situação ocorreu durante uma operação de combate a irregularidades e crimes ambientais, em uma fazenda em Colniza (1.064 km de Cuiabá). Um trator esteira foi apreendido.
A Promotoria afirmou que emitiu parecer contra a soltura do suspeito. No entanto, o homem acabou sendo colocado em liberdade em audiência de custódia. O Ministério Público informou que irá aguardar o término das investigações para “adoção das medidas cabíveis visando à responsabilização do fazendeiro”.
Conforme o boletim de ocorrência, as equipes estiveram no local para verificação do registro de alerta de desmatamento na propriedade rural. O suspeito se apresentou como proprietário e questionou se seu maquinário seria apreendido, momento em que foi solicitado pelo agente da Sema para que acompanhasse a inspeção. Cerca de 3 quilômetros da sede, um trator esteira foi avistado derrubando arbustos e vegetações, onde foi notada uma “área maior já derrubada, aparentemente nos trabalhos feitos no mesmo dia. Também foi verificado que uma parte da mata densa tinha sido derrubada mata adentro”, segundo o registro policial.
Neste momento, o agente explicou a situação, questionando sobre a autorização para aquela derrubada, então o homem afirmou que não havia e o agente pediu para que a máquina fosse levada para a sede, onde seria avaliada a necessidade de ser ou não apreendida. Assim que notou a possibilidade da apreensão, o suspeito, segundo os policiais, passou a “elevar a voz e gritar, dizendo que a máquina não sairia daquele local”.
Insistindo que o trator não seria apreendido, ele pegou uma ferramenta de ferro e a jogou na frente dos policiais e do agente, que chegou a entrar em uma das viaturas para fazer o registro. Ainda conforme o boletim de ocorrência, em seguida, o homem subiu em um trator e conduziu rumo à viatura em que estava o agente, momento em que foram apontadas armas para contê-lo. Quando o agente percebeu, saiu do veículo e então o suspeito freou com a pá do trator em cima da viatura, onde o agente estava sentado.
Após ser convencido a descer do maquinário, o homem em posse de uma picareta danificou duas caminhonetes da Sema. A cena foi registrada e rapidamente viralizou nas redes sociais. Ele foi preso e algemado, chegou ainda a tentar entrar na casa e ameaçou as equipes de mortes, além de proferir ofensas racistas ao agente. Os veículos tiveram os para-brisas, janelas e faróis quebrados. Na delegacia, ele prestou esclarecimentos e foi liberado no início da noite.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.