PUBLICIDADE

MP diz que ação contra tráfico feita hoje em Cuiabá garante prevenção e tratamento

PUBLICIDADE

Sete hotéis localizados próximos à rodoviária de Cuiabá foram interditados, hoje, pela Vigilância Sanitária Municipal. A ação é resultado da operação "Rosa dos Ventos" que, além da repressão ao consumo e tráfico de drogas no bairro Alvorada, também resultou no encaminhamento de usuários de entorpecentes para tratamento em comunidades terapêuticas e a realização de alguns serviços públicos, como iluminação e limpeza de terrenos baldios.

De maneira inédita em Cuiabá, a operação policial reuniu diversas instituições públicas. Essa integração foi destacada pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado. "A união das instituições possibilitou a realização de ações de cunho repressivo e , principalmente, preventivo. Durante a operação foi realizado o recolhimento de pessoas que necessitam urgentemente da proteção do Estado", destacou Prado.

A participação do poder público municipal, segundo a delegada coordenadora da operação, Cleibe Aparecida de Paula, foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Um convênio realizado pelo município com as comunidades terapêuticas Linear e Vida Nova possibilitou o tratamento para desintoxicação de 20 dependentes químicos. O tratamento deve durar de quatro a doze meses e o custo unitário mensal será de R$ 750,00.

Segundo informações da Polícia Civil, em Cuiabá e Várzea Grande, foram mapeados oito pontos críticos de maior concentração de dependentes químicos. "Começamos pelo bairro Alvorada e a intenção é de que, a cada dois meses, outras operações possam ser realizadas", destacou a coordenadora da operação.

De acordo com o procurador geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, o Ministério Público tem participado ativamente destas operações. Além da repressão ao tráfico, a instituição também vem desenvolvendo várias ações voltadas para a prevenção e tratamento de usuários. "Todo esse trabalho faz parte do programa institucional "Todos Contra as Drogas Ilícitas". Ainda este ano lançaremos uma campanha em nível estadual sobre o assunto", ressaltou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão, pega fogo e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE