O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães, ofereceu ontem, denúncia contra os acusados de participar da tentativa de furto à agência do Banco do Brasil no dia 24 de julho, no município. Foram denunciados Claudinei Ferreira Ponte, Ceclieno Lourenço Araújo, Célio Jamil Campos França, Alisson Rodrigues Araújo e Joenil Ribeiro Pires.
Os acusados devem responder pelos crimes de quadrilha armada e furto duplamente qualificado tentado. Célio Jamil Campos França também responderá por posse de droga (consumo pessoal), pois policiais militares encontraram em seu veículo três porções de maconha, pesando aproximadamente 7 gramas.
De acordo com o MP, os denunciados, juntamente com outras pessoas, associaram-se em quadrilha armada, para o fim de cometerem crimes de furto e roubo em agências bancárias do Estado. Apurou-se ainda, que a quadrilha possuía armas de fogo como revólver, pistola e submetralhadora.
Segundo as investigações, na madrugada do dia 24 de julho, os acusados transportaram seus comparsas à agência do Banco do Brasil e, aguardavam, nas imediações do local, a retirada do dinheiro para a realização da fuga. Porém, durante a execução do crime, os mesmos foram rendidos por policiais militares e não conseguiram efetivar a ação.
Além da denúncia, o Ministério Público também requereu que sejam anexados ao processo os exames de corpo de delito e periciais das armas de fogo; atestados de óbitos dos sujeitos ativos falecidos no evento e auto de constatação do local do fato, instruído com fotos, bem como exame pericial acerca dos rompimento de obstáculos. Foram pedidos ainda, os laudos definitivo da droga apreendida e do exame pericial no veículo.
A Promotoria de Justiça solicitou que a cópia integral dos autos, referente ao acusado Joenil Ribeiro Pires, cabo da Polícia Militar, seja encaminhada à Justiça Militar para adoção das medidas cabíveis.