PUBLICIDADE

Motos poderão sair de fábrica com antenas protetoras

PUBLICIDADE

As motocicletas poderão sair da fábrica equipadas com antenas para a proteção dos condutores contra fios de pipas com cerol. A obrigatoriedade do equipamento é instituída pelo Projeto de Lei 6378/05, do deputado Nilson Mourão (PT-AC), em análise na Câmara. Atualmente, o condutor instala essas antenas por conta própria na parte dianteira das motos, próximas ao painel de instrumentos.

Cerol
Segundo Nilson Mourão, o problema está nos fios com cerol utilizados em competições de pipas. O cerol é feito com cola e cacos de vidro moídos que dão às linhas um alto poder de corte. Nessa competição, vence quem consegue cortar o fio da outra pipa.
Nilson Mourão afirma que, depois de cortadas, as linhas com cerol são abandonadas nas ruas e avenidas e “colocam em risco a vida de muitas pessoas, sobretudo de motociclistas, que ao cruzarem uma dessas linhas têm o rosto ou pescoço cortados gravemente”.
Segundo o parlamentar, a instalação do equipamento tem salvado muitas vidas, porque quando a linha atinge a antena, ela desliza para a extremidade superior, rompendo-se antes de qualquer contato com o condutor. Ainda conforme a proposta, as motocicletas importadas que entrarem no país só serão registradas pelos órgãos de trânsito se equipadas com as antenas protetoras.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE