Os agentes da Guarda Civil Municipal multaram, ontem à noite, quatro motoristas que estavam circulando por meio de aplicativos de empresas não cadastradas na secretaria municipal de Trânsito e Transporte e Urbano. De acordo com a assessoria, eles não tinham adesivo de identificação do aplicativo, nem da vistoria que é feita pelo departamento de Trânsito.
Segundo o secretário de Trânsito, Hermann Friederich, se os motoristas autuados voltarem a circular de forma irregular medidas mais severas serão tomadas. “O cadastro deve ser realizado tanto para a segurança do passageiro quanto para o do motorista. Então é importante que a população solicite apenas os carros que trabalhem para empresas devidamente reguladas no município”, explica o gestor.
Em Sinop, a regularização é obrigatória para a empresa de aplicativo e para o motorista, conforme determina lei municipal. Durante o cadastro do motorista são exigidos documentos pessoais, entre eles a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação de que o mesmo exerce uma atividade remunerada e que têm seguro de acidentes pessoais a passageiros. Atualmente, 10 aplicativos cadastrados estão cadastrados e autorizados pela secretaria de Trânsito.
Diferente do informado inicialmente, as multas não foram para motociclistas.
Porém, diariamente é fácil constatar infração comum que tem sido praticada por diversos motociclistas, incluindo entregadores de alimentos, em trafegar de motocicletas nas calçadas. Até agora, pouco se viu a secretaria fazendo multas e apreensões de condutores que insistem em fazer da calçada, local destinado para pedestres, local para trafegar de moto aumentando riscos de acidentes e, em alguns casos, obrigando pedestres a ir para as ruas. Em vários locais é comum motos e carros estacionados em calçadas.
(atualizada com correção às 20:56h)