Motoristas e pedestres que circularam, esta manhã, pelo cruzamento da avenida Dom Bosco com a rua Comandante Costa foram surpreendidos com a atuação do Grupo Entrevia de Teatro e do Amarelito, o simpático mascote dos agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Eles participaram da blitz educativa que faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito 2015.
A blitz, que teve a participação de agentes da Semob, do Detran-MT e do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), procurou conscientizar os condutores e pedestres da importância de seguir a legislação de trânsito para evitar acidentes. A recomendação é que os motoristas devem sempre respeitar a faixa de segurança, garantindo, assim, a segurança dos pedestres; e os pedestres devem sempre atravessar a rua nos locais sinalizados e com bastante atenção.
“Esta ação, de orientação, é constante. Cada um tem sua responsabilidade e deve saber seus limites e da importância de se respeitar as leis de trânsito”, observou o supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé. Ele destacou, ainda, que os motoristas devem ser mais tolerantes em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro, que diz que o pedestre, por ser mais frágil, deve sempre ter a preferência e ser tratado com atenção, gentileza e respeito. “Afinal, todos nós, em algum momento, assumimos também o papel de pedestre”, acrescentou Garé.
Ele também destacou a participação do grupo de teatro Cena Onze durante a blitz. “A presença deles causa um impacto no motorista e reforça a mensagem de se respeitar a legislação”, disse o supervisor. Foi o que se observou quando um motociclista ao passar pelo grupo recebeu um alerta: “baixe a viseira”, gritou um membro do grupo, a respeito do uso inadequado do capacete.