Faleceu hoje, por volta das 11h, aos 76 anos, vítima de infarto, o padre Johannes Berthold Henning. Ele foi um dos fundadores da cooperativa de crédito Sicredi, em Mato Grosso. O corpo do religioso está sendo velado na paróquia Bom Jesus, em Juscimeira. O sepultamento está marcado para quinta-feira (26), às 9h.
Nascido na cidade de Bodenrode, na Alemanha, em 7 de julho de 1934, o padre João, como era conhecido, chegou ao Brasil em 1967, sete anos depois de ter sido ordenado sacerdote diocesano pela igreja católica. Após passar um período em Petrópolis (RJ), onde aprendeu a língua portuguesa, migrou para Juscimeira, Sul do Estado.
Considerado o patrono do Sicredi no Estado, o padre alemão “aportuguesou” seu nome para João com o qual é conhecido no Estado. Pioneiro e desbravador, o padre logo percebeu que poderia despertar o espírito do trabalho em conjunto na comunidade. A associação dos amigos de Juscimeira, fundada pelo padre foi uma alternativa para resolver problemas comuns de um grupo de agricultores da região. Dessa associação surgiu a cooperativa mista agropecuária de Juscimeira, atualmente com 3,5 mil cooperados.
Em sua trajetória, o padre participou da fundação de todas as cooperativas do Sicredi no Estado e da comemoração dos 20 anos de atuação em Mato Grosso. Além disso, presidiu a Ocemat, a Comajul e a central Sicredi-MT. Atualmente o religioso era presidente da Sicredi Vale do Cerrado-MT.
“Hoje é um momento de bastante tristeza, por que estamos perdendo um ícone do cooperativismo matogrossense. Padre João foi o criador das cooperativas de crédito em Mato Grosso. Quando nós fundamos o Sicredi Ouro Verde-MT, em 1990, o padre esteve presente e sempre incentivou. Hoje nós devemos a ele, todo o sucesso da cooperativa” afirmou Eledir Téchio, presidente do Sicredi, lamentando o falecimento do padre.
Em 2005, padre Johannes Berthold Henning foi homenageado pelo governo estadual com seu nome sendo colocado em uma escola estadual, na comunidade Ranhcão, em Nova Mutum.