O empresário e pioneiro Irineu Biase faleceu hoje, aos 83 anos. A causa não foi confirmada. No início da década de 80, fundou o Hotel Cascavel, um dos primeiros hotéis do município, na rua das Castanheiras, centro. O velório foi no Memorial Luz e Vida e o sepultamento neste domingo de manhã.
Em 1977, ele e a esposa decidiram deixar Cascavel (PR) e morar em Sinop (cidade estava com apenas 5 anos de fundação). Irineu começou trabalhando como serrador em uma madeireira e, pouco depois, construiu o hotel, que era de madeira. A esposa, dona Mercedes, conduzia o pequeno restaurante.
Irineu contou que combinou com seu então patrão que receberia madeira, aos poucos, para receber seu salário. “E levava para casa uma dúzia, uma dúzia e meia, e foi indo”. “Um dia contei quantos quartos dava pra fazer com essas tábuas e pedi as contas (demissão) para o patrão” e explicou: “vou fazer um hotelzinho, ele me ajudou com a madeira e comecei. Fiz 8 quartinhos e começou…”, explicou Irineu, em 2018, ao descrever em depoimento publicado na página da empresa, sobre sua chegada a Sinop e o início das atividades profissionais.
Na época da chuva, Irineu ia, a pé, até a rodoviária, com guarda-chuvas, esperava ônibus chegar e oferecia quartos e conduzia os futuros hóspedes. Irineu e família expandiram os negócios e na década de 80 comprando restaurante em Porto dos Gaúchos (200 km de Sinop) e, cinco anos depois, o empresário decidiu vender e fortalecer as atividades em Sinop.
Com a abertura da BR-163 e a construção da antiga Sinop Agroquímica, o movimento de hóspedes cresceu consideravelmente. O hotel foi modernizado, ampliado, passou a ser de alvenaria. “Tudo que ganhava jogava dentro do hotel e, graças a Deus, vencemos. Só que não foi fácil”, definiu. Irineu comprou uma chácara e praticamente toda a produção – leite, verduras e legumes eram consumidos pelos clientes no restaurante do hotel.
Irineu deixa a viúva, dona Mercedes Biase, 5 filhos, 5 netos e 1 bisneto.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.