Romulo Gadani, de 78 anos, faleceu, esta manhã, em um hospital particular após sofrer um infarto. Ele era um dos pioneiros do município e no setor madeireiro. Chegou em 1974, também ajudou a desbravar região e a primeira casa de carnes em Sinop foi construída por ele, na avenida das Figueiras, na região central da cidade. Também militou politicamente.
A história dele foi lembrada no livro ‘Guardiões da Floresta’ pela jornalista e escritora Cristiane Oliveira. O Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso (Cipem) idealizaram o projeto. O objetivo foi registrar centenas de fotos e depoimentos emocionantes dos desbravadores do setor de base florestal.
Gadani foi vendedor de madeiras por muitos anos e também ajudou na fundação do Sindusmad, que lhe concedeu um título de Guardião da Floresta, em novembro de 2011.
Segundo a funerária Luz e Vida, o corpo de Romulo será velado no memorial da empresa, na avenida das Embaúbas, a partir das 19h30. O sepultamento está previsto para ocorrer nesta terça-feira, às 16h30. Ele era casado, tinha sete filhos e oito netos.