Morreu, agora há pouco, o monsenhor Karl Thaller, um dos principais líderes religiosos de Sinop e fundador do hospital Santo Antonio. Padre Carlos, como era conhecido, sentiu-se mal e acabou falecendo em sua residência. A causa ainda não foi confirmada. Há alguns meses ele teve auneurisma cerebral. O religioso estava com 73 anos. O velório é na Catedral. O sepultamento deve ser neste sábado pela manhã, após missa de corpo presente.
O diretor da Adestec, João Carlos Girardi, melhor amigo de padre Carlos, conversou com ele no início da manhã. "Reclamou de algumas dores e disse que iria passar na Adestec assinar alguns documentos. Ele estava em casa quando passou mal e a funcionária pediu ajuda. Mas, infelizmente, foi fulminante", relatou, ao Só Notícias. "Com certeza ele está no céu rezando por todos nós", concluiu.
O sacerdorte também teria uma reunião de trabalho, esta manhã, com o advogado Claudio Alves Pereira, para tratar de assuntos do hospital Santo Antonio.
Padre Carlos estava em Sinop há 31 anos. Por muito tempo, foi pároco em São Cristóvão. Em 1986, fundou a Adestec (Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação), que funciona no Jardim Botânico, proporcionando cursos e qualfiicação. Ainda na década de 80, liderou o processo de fundação do hospital Santo Antonio, articulando com benefeitores da Alemanhã investimentos para construir a unidade médica para atender, principalmente, pessoas de baixa renda. Ele também articulou doações com empresários locais para construir o hospital, que hoje é um dos maiores do Estado.
Há alguns anos, Dom Gentil o nomeou monsenhor e passou a ser o principal assessor direto do bispo diocesano. Ele celebrava em várias paróquias e na Catedral.
Karl Thaler nasceu em 26 de maio de 1942, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 9 de novembro de 1975. A maior parte de sua vida religiosa foi em Sinop. Na terça-feira passada, ele participou de um almoço com bispo e a maioria dos sacerdotes, em Sinop, para comemorar o dia do padre.
Thaler tinha duas irmãs que residem na Alemanha.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 15:59hs)