A Secretaria de Saúde de Cuiabá lamentou o episódio em que o paciente Vitalino Ventura, 58 anos, ter sido encaminhado ainda vivo ao necrotério do Pronto Socorro, após ter a morte equivocadamente atestada pela equipe médica. Devido a isso, a direção da pasta determinou a abertura de uma sindicância para apurar as circunstâncias, bem como as responsabilidades dos profissionais envolvidos no caso.
“A secretaria também comunica, com pesar, que o paciente veio a óbito por volta do meio dia desta segunda-feira, na UTI do Pronto Socorro, e que seu corpo está sendo transferido para o Instituto Médico Legal (IML) para a determinação da causa morte e a expedição do laudo que resultará no Atestado de Óbito”.
De acordo com a nota de esclarecimento, a secretaria também encaminhou solicitação ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mato Grosso para uma investigação sobre o caso, especialmente no que se refere a atuação dos profissionais médicos.
O episódio ocorreu na última sexta-feira, mas somente hoje foi revelado. O corpo do homem estava enrolado em um lençol quando um visitante passou pelo corredor do necrotério e percebeu a respiração de Vitalino. Depois disso, ele foi transferido para a UTI da unidade. No entanto, hoje, não resistiu e veio a falecer.