O filhote de anta-brasileira ou simplesmente anta (tapirus terrestres) foi encontrado, esta manhã, nas imediações da rodovia estadual (MT-242), próximo ao município de Nova Ubiratã (170 quilômetros de Sinop). Ele foi entregue por terceiros ao Corpo de Bombeiros em Sorriso. De acordo com o boletim de ocorrência, o animal foi avistado enquanto perambulava sozinho pela área.
Dado ao risco de atropelamento ou ataques, moradores recolheram o animal e o transportaram até a 10ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares. Posteriormente, a guarnição em serviço entrou em contato com a veterinária credenciada pela secretaria estadual de Meio Ambiente, visando o encaminhamento a unidade especializada.
Não foi relatado se o filhote apresentava variações no estado de saúde ou ferimentos aparentes. Segundo dados da Fundação Jardim Zoológico, a anta é herbívora e considerada o maior mamífero terrestre neotropical, com altura entre 177 a 180 centímetros, além de peso que pode chegar à faixa de 200 quilos (no decorrer da fase adulta).
Ela está amplamente distribuída pelo território, especialmente nas regiões da Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Seus habitats mais comuns são florestas tropicais de planícies e montanhosas, matas ciliares, pântanos, veredas, lagos e córregos. Com uma gestação que dura cerca de 13 meses e garantindo apenas uma cria, a espécie esta em situação de vulnerabilidade.
Dentre as curiosidades destacadas pela organização, está o seu comportamento diante de ameaças, podendo mergulhar na água e permanecer submerso por alguns minutos para fugir dos predadores. Sua pele, por ser mais espessa, serve de proteção contra vegetações densas ou espinhosas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.