Moradores avistaram a jiboia-constritora (Boa constrictor) de aproximadamente 2 metros, ontem, em meio ao quintal de uma chácara na avenida Dom Pedro 2º, no bairro Imperial. Não houve registro de incidentes envolvendo o contato com o animal, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com o boletim de ocorrência, a cobra estaria se abrigando embaixo de entulhos. Os militares se aproximaram do animal sem maiores complicações e realizaram a captura pelos meios convencionais (gancho e pinça de manejo).
Em outro caso, ocorrido cerca de uma hora depois, uma jiboia foi encontrada na área de lazer de uma residência, situada na rua E2, no bairro Setor E. Assim como a anterior, também foi removida com equipamentos de uso padrão. Ambas foram acondicionadas em recipiente adequado e encaminhadas até região de mata ciliar (próximo a córregos), onde foi feita soltura.
Sua espécie, conforme dados disponibilizados pela Fundação Oswaldo Cruz, atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir 4 metros de comprimento quando adulta. A jiboia conta com uma camuflagem natural efetiva para se misturar ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e manter-se por dias sem uma alimentação normal.
A organização destaca que seu processo reprodutivo pode gerar até 50 filhotes por ninhada. Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem qualquer tipo de peçonha. Seu ciclo de vida é estimado em cerca de 20 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.