PUBLICIDADE

Moradores de rua são retirados da região central de Cuiabá

PUBLICIDADE

Quatorze pessoas em situação de risco foram retiradas da área Central de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (3 de dezembro) na operação Ágape, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, e Polícias Civil e Militar.

As pessoas recolhidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem da Abordagem Solidária, da Prefeitura de Cuiabá, onde recebem o primeiro atendimento. O coordenador da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Edilson Proença, destaca que a abordagem faz parte de uma rotina dos trabalhos, porém o apoio das outras instituições acelera o encaminhamento das pessoas.

Ao chegar ao Centro de Triagem, os recolhidos são cadastrados e é traçado um perfil da pessoa. Eles passam por avaliação de saúde, com exames rápidos para detectar Hepatite e HIV, além da necessidade de internação, em caso de dependentes químicos. Caso haja necessidade da internação compulsória, a situação é encaminhada para o Ministério Público. "A reunião de todos os entes facilita o atendimento, garante celeridade e resolve o problema dessas pessoas".

Edilson orienta que o encaminhamento não é padrão e atende a necessidade individual de cada um. "Primeiro vemos a situação de cada um e atendemos de acordo com essa realidade. Quem é usuário de droga pode ser encaminhado para um centro de tratamento, quem está doente é atendido pela saúde, pessoas de outros municípios voltam para casa".

Nesta tarde, a operação Ágape visita bares e prostíbulos da área Central de Cuiabá, onde há registros de prostituição infantil. A ação é acompanhada por agentes que trabalham nesta área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE