A segunda etapa da apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e social para a concessão dos trechos das MTs-246, 343 e 358, que interligam os municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia e Barra do Bugres, foi realizada, ontem, pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). A audiência pública ocorreu no município de Nova Olímpia (região Médio Norte).
Os debates nessa fase se voltaram para a parte técnica dos estudos onde as características da concessão como o modo operacional e o modelo a ser implantado foram deliberados com mais ênfase. Um dos pontos mais abordados pelos técnicos da Setpu foi a diferença entre a privatização e a concessão. Diferente da privatização, a concessão transfere apenas a administração do patrimônio público para uma empresa privada durante um determinado período e após o termino desse tempo à administração volta para o governo.
O modo operacional do trecho a ser concedido também teve bastante destaque, principalmente relacionado às melhorias na infraestrutura como a construção de bases operacionais, disponibilização de ambulâncias, serviços de telecomunicação entre outros que beneficiarão diretamente os usuários da rodovia. O assunto foi positivamente produtivo onde a população presente agregou a possível construção de uma área de descanso para os caminhoneiros que trafegam pela região.
O evento no município faz parte de uma série de três audiências públicas previstas na região, a primeira foi realizada em Tangará da Serra e a última acontece, na segunda-feira (14), na Prefeitura de Barra do Bugres.