Os moradores do município encontraram uma forma inusitada de protestar contra a situação precária de ruas e avenidas. Desta vez, os munícipes decidiram pintar as vias esburacadas e escrever palavras como “IPTU” e “IPVA”, sinalizando, ironicamente, como é feita a aplicação dos recursos oriundos de impostos na cidade.
A “homenagem” ao município, que comemora hoje 39 anos de fundação, foi compartilhada várias vezes nas redes sociais. “Infelizmente entra prefeito, sai prefeito e sempre vemos a mesma coisa em Alta Floresta. Asfalto, quando é feito, não dura um ano e já está cheio de buracos. Meio-fio, quando é feito, esfarela quando um pneu esbarra. Todas as esquinas das ruas enchem de buracos todos os anos. A Perimetral Rogério Silva precisa ser totalmente restaurada, (eu disse restaurada e não operação tapa-buracos). Além disso parece que fica a beira de uma fazenda de tanto capim que tem nas laterais”, reclamou um usuário.
Conforme Só Notícias já informou, no final do mês passado, revoltados com a situação das ruas no município, os moradores do Setor H, no centro, decidiram “inovar” no protesto: na rua H, onde são muitos os buracos, foram plantadas árvores frutíferas. A intenção foi chamar a atenção do poder público para o “descaso” com a população. “Não temos sinalização nas avenidas, como faixas de pedestres ou de rolamentos. Pagamos caro os impostos para poder circular na cidade, sob o risco ainda de, se não pagar, ter o veículo apreendido”, disse um morador, ao Só Notícias.
A perimetral Rogério Silva já havia sido alvo de reclamações, por conta do mau estado de conservação. “Um buraco daquele tamanho, bate um pneu de carro e dá perda total. É muito prejuízo com conserto. Sem contar que a intenção (de plantar as árvores) também foi prevenir acidentes”, ressaltou o munícipe.
As árvores foram retiradas no dia seguinte ao “protesto”, no entanto, não foi informado se os próprios moradores, a prefeitura ou o Detran foram responsáveis pela remoção.
Na época, a assessoria da prefeitura informou que a secretaria de Obras está empenhada em conseguir recursos e uma operação tapa-buracos está prevista para maio. “Será em todas as vias com problemas. No momento, está sendo feita a recuperação de pontos críticos. O secretário está tentando viabilizar recursos com o governo do Estado. Se for desta forma, pode ser mais rápido. Se for com recursos próprios acaba sendo mais burocrático. Data definida não há, mas a intenção é conseguir até o final do mês que vem, após o fim das chuvas”.
O outro lado – a assessoria da prefeitura mais uma vez se pronunciou e disse que o cidadão “tem seu direito de protestar e cobrar”. Quanto às reclamações, o Executivo informou que “a restauração das vias deve começar, no máximo, na semana que vem”.
(foto: divulgação)