O Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi localizado, hoje de madrugada, em imóvel na avenida Nossa Senhora Aparecida, situado próximo à região de chácaras da Estrada Vicinal Primeira Leste, no bairro Jardim Por do Sol. Não houve registro de ataques, segundo o Corpo de Bombeiros.
Conforme o boletim de ocorrência, a moradora presenciou o mamífero escondendo-se num dos quartos. Os militares conseguiram cercar o cômodo e realizar a captura com o auxílio de um cambão, sem maiores complicações. Foi verificado que estava saudável, sem lesões aparentes e o encaminharam até área de mata fechada, fora dos limites da cidade, onde foi feira a soltura.
A espécie, segundo dados da fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), costuma medir entre 87 e 110 centímetros, podendo pesar até 7 quilos e esta distribuído por todo o território nacional.
Os principais biomas que abrigam o mirim são a floresta amazônica, mata Atlântica, caatinga e savanas, tais como o cerrado. Sua alimentação é estritamente insetívora, tendo como base o consumo de cupins, formigas e abelhas, capturados no alto de árvores e no solo.
A fundação também destacada que ele é parte das três espécies na família que tem sua incidência registrada no Brasil, sendo as outras duas o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.