A cobra caninana (spilotes pullatus) acabou “invadindo” uma residência, esta semana, nas imediações do bairro Porta Kaiabi, em Sorriso. O caso foi comunicado pela proprietária e não houve registro de ataques, segundo o Corpo de Bombeiros. A versão detalhada é que a mulher se deparou com a serpente na bancada da cozinha.
Dado ao risco para ela e os filhos menores, realizou o acionamento imediato dos militares. A equipe encontrou o animal enquanto tentava se abrigar em baixo do fogão e conseguiu removê-lo com equipamentos de uso convencional (pinça de manejo e gancho). Posteriormente, foi acondicionado em recipiente adequado e transportada ao habitat.
Segundo dados do Instituto Butantan, que é vinculado ao Ministério da Saúde, a espécie é considerada uma das mais ágeis e pode medir até 2,5 metros de comprimento. Não é considerada peçonhenta e é normalmente encontrada em quase todos os biomas da flora brasileira, com exceção dos pampas.
Sua alimentação consiste no consumo de pequenos mamíferos, mas também pode predar aves, anfíbios e outros répteis. Quanto à reprodução, o instituto científico destacou que costuma a ocorrer entre o inverno e a primavera. Já os ovos são colocados próximo ao fim da estação e os nascimentos se concentram durante o verão e no início do outono.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.