PUBLICIDADE

Morador registra formação de ‘nuvem funil’ em Nova Mutum; veja o vídeo

PUBLICIDADE

O registro foi feito pelo supervisor de empresas, Cléber Moreira Argenton, no bairro Beija Flor, em Nova Mutum, ontem, por voltas das 13h. Ele explicou, ao Só Notícias, que começou um vento forte para formação de chuva e na sequência apareceu uma espécie de funil no céu. O fenômeno climático também foi fotografado por moradores em outras regiões da cidade.

“Ficamos assuntados porque não é normal esse tipo formação nas nuvens. É a primeira vez que vejo algo parecido. Pensamos que poderia tocar o chão e começar a danificar as casas, mas o tempo aclamou, nem choveu e o funil despareceu pouco tempo depois”, disse Argenton.

Procurado por Só Notícias, o instituto Climatempo informou que o nome é "nuvem funil". É um prolongamento em forma de um funil que eventualmente pode surgir na base de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens que provocam tempestades, muitas vezes com fortes rajadas de vento e até granizo.

Quando a nuvem funil toca o solo é chamada de tornado. Quando não toca o solo, é apenas nuvem funil. A nuvem funil que se forma e toca uma superfície de água (lago, rio, mar) é chamada de tromba d´água. Dependendo do ângulo, da distância em que foi tirada a foto não podemos ter certeza de que o funil tocou ou não o solo e, portanto, não podemos afirmar se foi um tornado.

Ainda de acordo com a análise dos meteorologistas, uma nuvem funil pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas permitam. Para que esta nuvem se forme é preciso que a pressão atmosférica esteja baixa e que o ar esteja úmido e quente. Algumas nuvens cumulonimbus podem provocar rajada de vento em torno de 100 km/h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE