O Corpo de Bombeiros Militar capturou, ontem, uma cobra surucucu (Lachesis muta) que estava no portão de uma residência na rua Cássio Leite Barros, no bairro Cristo Rei, em Primavera do Leste (234 km de Cuiabá).
Com o uso de equipamentos especializados, os bombeiros realizaram a captura da serpente. Durante todo o procedimento foram adotadas medidas para minimizar o estresse do animal e garantir a integridade do animal e a segurança da equipe. Após a captura, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural.
Conforme o Instituto Butantan, a surucucu é a maior serpente peçonhenta das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da cobra-rei (Ophiophagus hannah). Pode alcançar mais de 3 metros de comprimento e tem, no final de sua cauda, escamas arrepiadas. As escamas de seu corpo são semelhantes à casca de uma jaca – daí o nome popular da espécie. Ela é a única serpente do gênero Lachesis presente no Brasil, e pode ser encontrada em grande parte da Amazônia, nos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso; e na zona norte da Mata Atlântica, entre os estados do Ceará e o Rio de Janeiro.
Assim como a urutu, a surucucu alimenta-se exclusivamente de mamíferos, em geral pequenos e médios roedores, como ratos, camundongos, pacas e cotias – animais compatíveis ao seu peso e tamanho. Ela tem hábitos terrícolas, noturnos e, quando se sente ameaçada, vibra sua cauda escamosa junto às folhas, produzindo um alerta sonoro para afugentar possíveis agressores.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.