PUBLICIDADE

Morador de Colíder conquista 1º lugar em vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

O estudante Matheus Marinheiro Spontam, de 18 anos, que reside em Colíder (157 quilômetros de Sinop), recebeu nota 8,3, no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), conquistando a primeira colocação entre participantes de todo o Brasil, com destaque para o desempenho nas áreas de matemática, onde foi o único participante a alcançar um 10 em questões da segunda fase, e física, atingindo uma das maiores notas com 8,6.

De acordo com o pai, Leonildo Spontam, de 42 anos, a trajetória do jovem começou desde de cedo. “Ele sempre foi bom em exatas, eu cheguei a coloca-lo em uma escola  de matemática onde se formou com 16 e acabou se tornando bem autodidata. Participando da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ele ganhou duas medalhas de ouro, vindo a competir também na OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas), OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e também na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), que alcançou as melhores classificações”.

Muitos insistiam que ele deveria fazer engenharia, conforme Leonildo, então ele também “passou, nesse ano, nos exames do instituto Militar de Engenharia (IME), Academia da Força Aérea (AFA), Escola Naval, Marinha além de uma bolsa para a Fundação Getúlio Vargas. Esses lugares oferecem um campus do qual, se você conseguir entrar, terá acesso há varias coisas gratuitamente e ainda recebe um salário, mas ele buscava algo na área de computação ou engenharia aeroespacial, e só no ITA ele encontraria isso”.

Também destaca que a preparação veio através de uma bolsa que o jovem recebeu para uma unidade educacional em Fortaleza (CE), iniciando em 2020. “O Matheus sempre teve vontade de aprender mais, mas ele não podia se desenvolver inteiramente sozinho. As olímpiadas o fizeram ser reconhecido, chamando a atenção de colégios como Ari de Sá e Poliedro, mas ele optou pela Farias Brito por ser uma das primeiras a fazer contato com ele, e onde concluiu o segundo grau. O local é especializado em colocar jovens nessas grandes instituições., e o intuito de fazer os vários concursos era ampliar suas aptidões e treinar com provas tão difíceis quanto a que ele desejava”.

O início das aulas está marcado para o dia 8 de janeiro, “e semana que vem já devemos ir. Já compramos as passagens de avião, e ficaremos com ele por um tempo para conhecer o lugar e acompanhar o seu processo de avaliação física. Acreditamos que vai dar tudo certo, pois sempre fizemos o maior esforço para que ele se dedicasse somente aos estudos, mas apesar disso, ele ainda tem tempo para jogar bola, se divertir com xadrez, passar um tempo com a namorada, tendo o seu lazer”, concluiu o responsável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE