A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de um imóvel, ontem à tarde, no Parque dos Oitis, próximo a grande extensão de área verde que conecta o município ao rio Ribeirão Taxidermista. Nenhum incidente envolvendo o animal foi registrado, de acordo com os bombeiros.
De acordo com o boletim de ocorrência, a serpente havia se escondido embaixo de uma geladeira e foi removida com a ajuda de uma pinça de manejo. Em seguida, foi submetida a avaliação rápida e verificado que estava plenamente sadia, além de não apresentar ferimentos visíveis.
Ela foi colocada em recipiente especial e transportada a área de mata ciliar (rodeada por córregos), onde foi devolvida à natureza sem maiores complicações.
De acordo com a fundação Oswaldo Cruz, a cipó pode chegar a medir 1,20 metros, com um corpo comumente fino e ágil. A Fiocruz alerta que apesar de normalmente fugir ao ser notada, A chironius também apresenta características ariscas e pode atacar ao menor sinal de perigo. Sua alimentação normalmente consiste em pequenos anfíbios, como pererecas.
Quanto à reprodução, podem colocar entre 15 e 18 ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa. Em Sorriso, uma jiboia também foi resgatada no barracão de oficina.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.