Módulo Operacional Provisório (MOP) do aeroporto Marechal Rondon entra em funcionamento até fim de novembro. De acordo com a Infraero, não há impedimentos para o início das operações e estruturas física e de equipamentos estão dentro do prazo estabelecido para serem entregues.
Ainda sem data definida, o funcionamento do MOP está garantido, segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero. A execução das obras está sob responsabilidade da empresa Engeglobal, porém a aquisição de equipamentos fica à cargo da administradora do aeroporto. Segundo informações da assessoria, todos instrumentos necessários para o funcionamento do local que irá substituir o terminal de desembarque estão prontos.
Representantes do trade turístico que acompanham as obras no aeroporto afirmam que o MOP está pronto desde a última sexta-feira (04), mas que por falta de esteira ainda não poderá ser inaugurado. Construção do MOP foi licitada duas vezes pela Infraero, sendo que a primeira empresa foi desabilitada em janeiro deste ano por descumprimento de prazos, uma vez que a estrutura era para ter sido entregue em dezembro de 2010.
Mais voos – Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a empresa Trip a implantar mais rotas, incluindo o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Empresa vai instalar linhas entre Belém (PA) e Marabá (PA), Marabá e Belo Horizonte (MG), Belo Horizonte e Cuiabá, Cuiabá e Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), Porto Velho e Belo Horizonte e Belo Horizonte e Campinas (SP). As rotas previstas são Belém-Marabá-Belo Horizonte-Cuiabá-Rio de Janeiro e Rio Branco-Porto Velho-Belo Horizonte-Campinas.
Expectativa é de que os novos voos entrem em operação em dezembro deste ano com jatos Embraer 190 adquiridos pela empresa. Trip Linhas Aéreas é a maior companhia de voos regionais do país.