PUBLICIDADE

Monumento homenageia migrantes de Nova Mutum

PUBLICIDADE

Uma máquina a vapor, adquirida pela família Sessi para movimentar o gerador de uma serraria, será um dos atrativos da Praça dos Migrantes “Vicente Paulino Barreiros”, que será inaugurada amanhã, a partir das 17h, no bairro Jardim, em Nova Mutum. O monumento está em um lugar de destaque, iluminado durante a noite, chamando a atenção dos frequentadores do local e das pessoas que passam pela rua.
 
De acordo com Iderley Sessi, um dos filhos de Vitório Sessi, o patriarca, a máquina foi adquirida na década de 80, na cidade de Cachoeira do Sul (RS). “O objetivo era fazer movimentar o gerador que produzia a eletricidade necessária para movimentar as serras”, explicou.
 
A máquina contava com uma espécie de forno, onde era queimada lenha. O calor aquecia a água armazenada em um compartimento anexo. O vapor se desprendia e movimentava uma roda de ferro, ligada através de correias ao gerador, produzindo então a eletricidade para a serraria.
 
“Nós utilizamos a máquina por cerca de um ano. Ela não tinha capacidade para gerar toda a eletricidade de que precisávamos. Além disso, apresentava defeitos com frequência e para trazer a assistência técnica eram vários dias. Assim, acabamos desativando-a”, contou.
 
Há poucos anos, a área onde estava localizada a serraria da família Sessi, foi adquirida por Jocondo Del Moro, proprietário de uma rede de supermercados. A máquina a vapor, que ainda estava no local, pela sua importância histórica, foi doada ao município.
 
A Praça dos Migrantes leva o nome de Vicente Paulino Barreiros (1941/2010). Trata-se de uma homenagem a um importante desbravador de Nova Mutum. Ele era natural do estado de São Paulo e migrou para a região em 1975, onde construiu sdua história. Foi vereador por três mandatos e deixou gravada a sua marca na história do município.
 
O investimento é fruto de um convênio, no valor de R$ 220 mil, com o Governo do Estado. Possuí área de 10 mil metros quadrados e conta com duas quadras, sendo uma de areia e uma poliesportiva de concreto. No local foram instalados 24 bancos e construído passeio público. A praça também já foi arborizada com cerca de 200 mudas de árvores ornamentais, entre as quais oitis, palmeiras e Ipês.
 
No local foi instalada uma academia de ginástica para idosos e para pessoas com deficiência. O investimento, na ordem de R$38 mil, foi da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, feito com recursos próprios.

 

""

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE