PUBLICIDADE

Monumento homenageia migrantes de Nova Mutum

PUBLICIDADE

Uma máquina a vapor, adquirida pela família Sessi para movimentar o gerador de uma serraria, será um dos atrativos da Praça dos Migrantes “Vicente Paulino Barreiros”, que será inaugurada amanhã, a partir das 17h, no bairro Jardim, em Nova Mutum. O monumento está em um lugar de destaque, iluminado durante a noite, chamando a atenção dos frequentadores do local e das pessoas que passam pela rua.

De acordo com Iderley Sessi, um dos filhos de Vitório Sessi, o patriarca, a máquina foi adquirida na década de 80, na cidade de Cachoeira do Sul (RS). “O objetivo era fazer movimentar o gerador que produzia a eletricidade necessária para movimentar as serras”, explicou.

A máquina contava com uma espécie de forno, onde era queimada lenha. O calor aquecia a água armazenada em um compartimento anexo. O vapor se desprendia e movimentava uma roda de ferro, ligada através de correias ao gerador, produzindo então a eletricidade para a serraria.

“Nós utilizamos a máquina por cerca de um ano. Ela não tinha capacidade para gerar toda a eletricidade de que precisávamos. Além disso, apresentava defeitos com frequência e para trazer a assistência técnica eram vários dias. Assim, acabamos desativando-a”, contou.

Há poucos anos, a área onde estava localizada a serraria da família Sessi, foi adquirida por Jocondo Del Moro, proprietário de uma rede de supermercados. A máquina a vapor, que ainda estava no local, pela sua importância histórica, foi doada ao município.

A Praça dos Migrantes leva o nome de Vicente Paulino Barreiros (1941/2010). Trata-se de uma homenagem a um importante desbravador de Nova Mutum. Ele era natural do estado de São Paulo e migrou para a região em 1975, onde construiu sdua história. Foi vereador por três mandatos e deixou gravada a sua marca na história do município.

O investimento é fruto de um convênio, no valor de R$ 220 mil, com o Governo do Estado. Possuí área de 10 mil metros quadrados e conta com duas quadras, sendo uma de areia e uma poliesportiva de concreto. No local foram instalados 24 bancos e construído passeio público. A praça também já foi arborizada com cerca de 200 mudas de árvores ornamentais, entre as quais oitis, palmeiras e Ipês.

No local foi instalada uma academia de ginástica para idosos e para pessoas com deficiência. O investimento, na ordem de R$38 mil, foi da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, feito com recursos próprios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Queimada às margens de rodovia é controlada pelos bombeiros no Nortão

O incêndio florestal foi registrado por populares, ontem à...

Cartórios de Mato Grosso fazem mutirão para cadastro de doação de órgãos

Os Cartórios de Notas do Mato Grosso realizarão neste...

Motociclista cai em vala de escoamento após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente com motocicleta e uma caminhonete (marcas e...
PUBLICIDADE