O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio aos estados do Amazonas e de Mato Grosso nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas no âmbito da operação Guardiões do Bioma. As portarias foram publicadas nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União.
Coordenada pelo Ministério da Segurança Pública e lançada em julho, a operação já combateu mais de 5 mil incêndios florestais. Segundo a assessoria, também já foram realizadas mais de mil ações preventivas de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais, em 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.
“O combate a crimes ambientais deve ser intensificado. É fundamental um trabalho integrado de prevenção, repressão e investigação”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Até o momento, foram empregados mais de 4 mil profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).