Várzea Grande vai dar mais um significativo passo na consolidação do Parque Tecnológico que reunirá indústria, empresas e um polo educacional em um centro de excelência que visa fomentar a geração de emprego e renda, além de atender a demanda de setores da economia como agronegócio, comércio e a indústria.
Hoje, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o prefeito Kalil Baracat, visitaram as obras paralisadas do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Na ocasião, o ministro anunciou investimentos iniciais da ordem de R$ 16 milhões para reiniciar e concluir as obras.
O reitor do IFMT, Júlio Santos reforçou o trabalho em equipe, da Reitoria e do Campus Várzea Grande para retomada da obra. Também divulgou o lançamento do edital de licitação da obra do Campus Várzea Grande e agradeceu a parceria com a prefeitura e o Ministério da Educação.
Nesta primeira etapa da obra serão injetados cerca de R$ 6 milhões para conclusão do saguão, biblioteca e bloco administrativo. “A segunda etapa visa concluir 20 salas de aula e 14 sanitários. A última etapa é a efetivação da infraestrutura externa, urbanização e estacionamento. O instituto desenvolve em Várzea Grande o ensino médio integrado nas áreas de edificações, logística e desenho da construção civil, além do curso superior Tecnólogo de Gestão Pública. Com o prédio concluído iremos agregar o curso superior de Arquitetura e Mestrado em Desenvolvimento Urbano. A estimativa de conclusão da obra geral é de 2 anos”, destacou o diretor-geral do IFMT Campus Várzea Grande, João Bosco Lima Beraldo.
O Campus provisório do IFMT em Várzea Grande funciona em uma unidade escolar na Região Chapéu do Sol, com 11 salas de aula, 2 laboratórios de informática, 1 laboratório multifuncional, sala de professores, sala de reunião, biblioteca, salas administrativas e cantina. O campus tem mil alunos matriculados em cursos regulares.
O evento também contou com a participação do secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto; prefeitos e vereadores de outras cidades de MT; equipe técnica do MEC; e representantes das instituições UFMT e IFMT e população geral.