O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará nesta sexta-feira o lançamento de uma série de programas voltados para a agricultura familiar. As ações serão em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetagri).
Os programas de apoio à agricultura familiar, somados, preveem investimentos na ordem de R$ 140 milhões. Um exemplo é o projeto Solo Vivo, que será desenvolvido pelo IFMT em parceria com a Fetagri e pretende beneficiar mais de mil propriedades rurais de Mato Grosso.
De acordo com o projeto, os Campi São Vicente, Juína e Campo Novo dos Parecis do IFMT receberão amostras de solo para análise gratuita de todo estado, especialmente dos assentamentos rurais desses municípios. O IFMT utilizará o software SolIF, e vai gerar um laudo com as informações necessárias para definir as melhores culturas para cada propriedade e as recomendações técnicas de plantio específicas.
Nessa etapa de coleta, o IFMT envolverá 10 equipes composta por um professor e três estudantes. Como contrapartida do projeto o MAPA irá equipar os laboratórios de análise de solo desses campi com equipamentos de ultima geração que continuará a ser utilizado especialmente para pequenos produtores rurais.
“Mato Grosso já é destaque mundial no agronegócio, mas não podemos viver em bolhas de prosperidade. Precisamos levar as oportunidades dessa vocação do estado para o maior número possível de famílias nas diferentes regiões. Por isso, estamos atuando em diversas frentes de trabalho, com investimentos e novos programas para alavancar também a agricultura familiar”, destacou o ministro.