Os recursos fazem parte do programa de requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), do Ministério da Saúde. Ao todo, serão realizados cinco repasses (cada um no valor de R$ 102,4 mil) e outros dois (cada um de 81,6 mil) destinados para a construção de unidades na cidade. Estes valores fazem parte da terceira parcela liberada. O documento do ministério não aponta especificamente quais unidades foram contempladas.
Este projeto do ministério tem por objetivo melhorar as unidades de saúde já existentes e possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e são repassados aos Fundos Municipais de Saúde, por meio do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada.
O Requalifica UBS é uma das estratégias adotadas pelo Governo Federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil. O Ministério da Saúde destina R$ 5,8 bilhões para construção e ampliação de cerca de 27 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros.
O programa foi criado em 2011 e permite que sejam firmadas parcerias com os municípios para que os gestores locais possam estruturar seus postos de saúde e oferecer melhor atendimento à população.