O Ministério Público do Estado (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Alto Taquari (490 quilômetros de Cuiabá), expediu uma notificação recomendatória as escolas municipais, estaduais e privadas para que as mesmas promovam um ciclo urgente de palestras e orientação aos alunos, professores e colaboradores a respeito dos malefícios causados pelo bullying.
Atendendo a notificação do MP, as escolas lançaram o projeto “Alto Taquari sem Bullying – Eu curto essa ideia”. A solenidade, que envolveu os profissionais da educação da cidade, contou com a participação de representantes da Promotoria de Justiça, Executivo e da sociedade em geral. Na oportunidade foi entregue o projeto oficialmente ao Ministério Público e realizada palestra com o psicólogo Rafael Antônio Botelho Conde.
De acordo com ele, além das palestras e grupos de reunião, serão realizadas caminhadas pela paz, panfletagem, concurso de desenho, cujos vencedores de cada escola serão estampados nos cartazes. Além disso, haverá a bandeira pela paz, que consiste na manutenção da bandeira por um período em determinada escola.
“A proposta é que a direção da unidade de ensino promova a discussão e desenvolva atividades focadas no bullying. Encerrado o período, a escola responsável realizará evento de transferência das bandeiras para a escola seguinte. “O Projeto é algo vivo e em pleno desenvolvimento, ano que vem já restou acordada a inclusão dos alunos da creche (0-5 anos)”, explicou o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira.
Na notificação, o promotor de Justiça recomenda, ainda, que as escolas promovam a capacitação dos inspetores escolares, diretores, professores e monitores acerca da necessidade de identificar alunos nesta situação.