O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inscrições para o concurso público que visa a admissão de promotores substitutos em Mato Grosso. São três vagas imediatas, no entanto, outras podem ser abertas durante o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois anos. Os aprovados receberão salários iniciais de R$ 28,8 mil.
As inscrições podem ser feitas pela internet, mediante pagamento da taxa de R$ 280, entre os dias 1º e 30 de julho. Terão direito à isenção, doadores de sangue, pessoas que recebem remuneração de até um salário mínio e meio ou que estão desempregadas.
O concurso será constituído de provas objetivas, discursivas, orais e avaliação de títulos. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas pela Fundação Carlos Chagas. As demais etapas ficarão sob a responsabilidade do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Conforme o cronograma apresentado no edital, a prova preambular objetiva ocorrerá no dia 1º de setembro, as discursivas nos dias 15 e 17 de novembro e a oral com a data a definir. “A aplicação das provas nas datas previstas dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização”, consta no edital.
Entre os requisitos para concorrer ao ingresso na carreira de promotor substituto estão a conclusão do curso superior em Direito em instituição oficial reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e a comprovação do exercício profissional de atividade jurídica por, no mínimo, três anos.