O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar supostas irregularidades na prestação de serviços públicos nas linhas de transmissão de energia elétrica de Nova Ubiratã, referente a instalação de hidrelétrica em Colíder. Ele teve origem a partir de procedimento preparatório a partir de denúncias envidadas ao órgão. Entre elas, interrupções frequentes no fornecimento de eletricidade.
Na portaria, o MPE ainda expediu ofício à empresa de transmissões, para que no prazo de 30 dias, manifeste-se sobre os fatos e informe qual contrato de linha de transmissão possui, com quem foi firmado, com envio de cópia, e quais as providências pretende tomar para indenizar os produtos rurais que tiveram impactos decorrentes da passagem da linha de transmissão em suas propriedades.
O Ministério do Planejamento apontou no 11º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aponta que as obras estão adiantadas na usina, que vai ter capacidade de 300mw, e cuja previsão de conclusão é 30 de setembro de 2016, com operação em 30 de maio do mesmo ano. 83% das obras já estão feitas, sendo 7% concretizada somente este ano. Também teve início a montagem da linha de transmissão de interesse restrito e subestação.
A expectativa é que as ações cheguem a 90% em junho do ano que vem. Os investimentos feitos entre 2011 e este ano foram de R$ 1,3 bilhão. Mais R$ 4 milhões são previstos após 2014.