PUBLICIDADE

Ministério fará levantamento para proteger domo causado por queda de asteroide em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O ministério das Minas e Energia informou que o Serviço Geológico do Brasil está realizando levantamento na área do Domo de Araguainha, a maior cratera de impacto meteorítico do país e da América do Sul, localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Os dados devem ser utilizados na confecção de inventários dos 15 geossítios selecionados para comporem a proposta do Geoparque Astroblema de Araguainha – Ponte Branca (GO/MT).

O Ministério Público Federal (MPF) informou que, a partir da instauração de inquérito em 2019, foram apuradas ações de órgãos públicos na preservação geológica da cratera, que possui 40 quilômetros de diâmetro e ocupa a 15ª posição no ranking das maiores do mundo. O MME afirmou que a caracterização e a delimitação dos afloramentos de referência do Domo devem ser concluídas até o próximo mês de março, com o levantamento completo sendo finalizado até maio. A previsão para conclusão do mapa do patrimônio geológico do Domínio Serra Geral é até o final de 2025, segundo o MME.

De acordo a recomendação do MPF, assinada pelo procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares, em outubro de 2022, o Domo de Araguainha foi escolhido pela International Union of Geological Sciences (IUGS) como um dos cem principais sítios geológicos em todo o mundo. A classificação do IUGS considerou sua relevância científica, além de seu potencial para uso em atividades educacionais culturais e turísticas, dentre outros critérios.

O MPF também apura, em outro inquérito civil, possíveis impactos socioambientais decorrentes da implantação da rodovia estadual MT-100, que pode afetar a região central do Domo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense perde nos pênaltis para o Vila Nova e dá adeus à Copa Verde

O Luverdense está eliminado da Copa Verde. Há pouco,...

Força Tática prende suspeito de furtos em empresas em Sinop

Uma operação realizada pela Força Tática da 26ª Cia...

Justiça autoriza visita de mulheres a companheiros presos no presídio de Sinop

A Justiça acatou uma ação civil pública do núcleo...
PUBLICIDADE