A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu o decreto de situação de emergência do município de Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop). De acordo com relatório gerencial do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, ocorreram tempestades convectivas (de verão) e chuvas intensas, que segundo o assistente técnico, Aldo Santos, causaram prejuízos que chegam a R$ 780 mil, com isso sendo decretada a situação de emergência.
Consta no documento que esse estado de emergência terá vigência até maio, mas não há informações do valor emergencial liberado para prefeitura realizar obras. Alguns acessos dos moradores ao município foram comprometidos após os rios transbordarem na região.
As fortes chuvas também transbordaram diversos rios e a água passou por cima das pontes, causando prejuízos com desmoronamento de aterros e os acessos dos moradores até a cidade estão parcialmente interditados.
A ponte de madeira sobre o rio Turvo, na MT-208, foi levada pela correnteza e os veículos estão passando por um desvio que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. “Esse desvio foi necessário para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. “A rodovia é a principal via de acesso. A ponte de madeira foi levada pela forte correnteza e, com isso, a passagem foi interditada. Ao lado dela está sendo construída uma de concreto”, explicou Santos, anteriormente.
A previsão é que as obras da ponte provisória para garantir a trafegabilidade veículos entre Nova Bandeirantes e Alta Floresta comecem esta semana.