O Estado de Mato Grosso, apesar de estar em 12º lugar em número, no ranking nacional de Estados que mais possuem empresas e profissionais de Turismo cadastrados no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo (MTur), é o 1º no ranking em termos de crescimento destes números. De janeiro a agosto deste ano houve um aumento de 20,4% no número de cadastros. O Rio de Janeiro ficou em 2º lugar com um aumento de 14,9%.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (04.09) pelo Instituto Marca Brasil – organização sem fins lucrativos que realiza a gestão do programa de incentivo ao cadastramento no Cadastur. De acordo com a entidade, entre os cinco primeiros Estados em número de prestadores de serviço cadastrados se destacam: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Juntos, eles detêm 19.040 registros, ou seja, 51,3% do total de integrantes.
“O aumento de registros é resultado de um trabalho sério de nossa equipe de trabalho na conscientização sobre a importância da regulamentação da atividade e demonstra também que o setor quer de fato, esse processo de organização”, afirmou Anelise Salton, coordenadora de Serviços Turísticos da Sedtur.
Ela observa que a determinação do Governo do Estado de Mato Grosso em alavancar o Turismo e o empenho do secretário estadual de Turismo, Yuri Bastos Jorge têm contribuído muito para o crescimento do setor. Além disso, as ações de fiscalização sobre as atividades de agências, transportadoras, pousadas e hotéis, guias e bacharéis em Turismo são constantes e tem o aspecto mais orientativo do que punitivo num primeiro contato.
Os benefícios oferecidos pelo sistema eletrônico para o cadastramento de prestadores de serviços turísticos, guias e bacharéis em turismo – Cadastur têm atraído, cada vez mais, a atenção do setor.
Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais do Turismo nos Estados, o programa abrange sete campos: meios de hospedagem, transportadoras turísticas, agências, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias e bacharéis. De janeiro a agosto desde ano, houve um aumento de 11,4% de registros na área de prestação de serviços. Ao todo, 27.973 empresas já se cadastraram. Incluindo bacharéis e guias de turismo, esse número sobe para 37.116 (dados de agosto/2008) em todo o Brasil.
Ao ingressar no sistema é possível participar, por exemplo, de três programas vinculados ao ministério: o Viaja Mais Melhor Idade, o Vai Brasil e o Portal de Hospedagem. O primeiro programa traz fortes investimentos em marketing para facilitar a comercialização de pacotes e hospedagem no período de baixa ocupação, tendo como público-alvo pessoas acima de 60 anos.