PUBLICIDADE

Ministério altera normativa e causa preocupação em pescadores de Sinop

PUBLICIDADE

Uma alteração em uma normativa do Ministério da Pesca e Aquicultura, publicada neste mês, preocupa a Colônia Z-16 de pescadores da região de Sinop. Com a mudança, terão de iniciar um procedimento anual para manter válida suas licenças profissionais e continuarem aptos a receber os benefícios concedidos à categoria. Os trabalhadores terão dois meses, contados individualmente a partir da data de aniversário, para entregar os documentos necessários para manutenção da licença.

De acordo com a normativa, para renovação, o pescador artesanal deverá “apresentar um relatório de atividades, para informar, por exemplo, a quantidade e as espécies que capturou ao longo dos últimos 12 meses”.

A presidente da colônia, Julita Burko, explicou, ao Só Notícias, que como anteriormente não havia uma regra específica, a maioria dos pescadores não guardou as notas de pesca dos últimos meses. “Já éramos obrigados a informar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente [Sema] a respeito da quantidade pescada e quais espécies. Uma nota ficava com o pescador, outra com a Sema e uma terceira na sede da colônia. Acontece que os pescadores não guardam as notas e acredito que a Sema também não. Além do mais, a colônia não tem estrutura suficiente para manter os relatórios dos pescadores”.

Outra situação preocupante para os trabalhadores é que, a partir de agora, o seguro-desemprego – pago durante Piracema, período em que não se pode pescar – será de acordo com a produção individual de cada pescador. Sem os relatórios, os trabalhadores temem perder mais este benefício.

A normativa passa a valer a partir de setembro e os pescadores com aniversário neste mês serão os primeiros a atender a legislação.

Por enquanto, os trabalhadores tentarão reunir algumas notas para dar início à documentação e, caso não consigam, avaliarão qual a melhor alternativa para conseguir manter a licença.

A Colônia Z-16 tem aproximadamente 300 pescadores registrados em diversos municípios da região Norte. Em Sinop, são cerca de 60.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE