O Ministério dos Transportes ainda não respondeu o pedido da prefeitura de Lucas do Rio Verde para criar nova rota para a BR-163, no perímetro urbano, porque a atual “corta” a área central. A expectativa é que a solicitação seja respondida até o final do ano. O vice-prefeito, Miguel Vaz Ribeiro, acredita que a decisão do governo pode ficar para 2014. Sinceramente, a probabilidade do governo nos posicionar até final de dezembro é baixa. Continuamos firmes com propósito de criar esta nova rota”, disse, ao Só Notícias.
A proposta do novo traçado é pavimentar 18 km. No início do perímetro urbano, cerca 4 km fora da cidade sentido Cuiabá, começaria a “nova pista”. “Entraria margem esquerda, passaria próximo ao aeroporto e vai até o antigo posto Progresso saindo para Sorriso”, detalha Miguel. Seria traçado em linha reta, com pequeno corte de desvio. Seria pista ida e volta com uma rotatória no entroncamento com a MT-449 e a distância para quem trafegará não aumentará”, acrescentou.
Ele explica que, na prática, o governo faria uma mudança de investimentos. Ao invés de duplicar o perímetro urbano (como consta no projeto de duplicação do Posto Gil até Sinop), deixaria de ser feita a duplicação e o dinheiro seria investido no novo traçado. “Lucas do Rio Verde cresceu muito e precisamos tirar o tráfego de carretas e caminhões do centro da cidade. Queremos convencer o governo para mudar este traçado e cremos que nossa proposta é muito viável. Pretendemos transportar o trecho atual em uma avenida. Aguardamos sinal do ministério e nos poropusemos a ajudar”, emendou.
Não há uma estimativa de quanto será investido para asfaltar os 18 km e construir uma ponte. Está sendo feito levantamento.