Cerca de 430 militares do Exército mato-grossenses devem embarcar no dia 13 de maio, ao Haiti, onde permanecerão em missão de manutenção da paz durante seis meses. Os militares foram designados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e recebem até sábado (20) as instruções do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, na área de busca e resgate e atendimento pré-hospitalar.
De acordo com a assessoria, o treinamento servirá de suporte básico para alguns atendimentos de primeiros socorros, já que os militares são colocados em situações de simulação de desastres naturais, aprendem técnicas de atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros e resgate a vítimas de terremoto. Eles também treinam tiros com armas não-letais, além do estudo do creole – idioma oficial do Haiti – e francês.
A tenente Pryscilla Souza, disse que os conhecimentos repassados servirão para capacitar os militares no âmbito operacional. "A efetiva aplicação desses conceitos e técnicas adequadas auxiliarão o objetivo de manutenção da paz no local".
Ao todo são 1,2 mil militares, sendo 856 do Exército, 244 da Marinha e 34 da Força Aérea Brasileira.