Ao menos 60 militares chegaram, esta tarde, em Marcelândia (215 quilômetros de Sinop) e a assessoria informou, há pouco, ao Só Notícias, que será montada base de operações para o pelotão iniciar as ações de combate aos desmates ilegais e queimadas na região, a partir na próxima terça-feira (8). Eles saíram, ontem, de Cuiabá.
As ações fazem parte da operação Verde Brasil 2, que começou em maio após o presidente da República Jair Bolsonaro, por decreto, autorizar as Forças Armadas a atuarem com órgãos de segurança pública e fiscalização.
Foram deslocadas ao menos 10 caminhões com equipamentos que vão dar o suporte necessários aos soldados para confecção e conservação de gêneros alimentícios, apoio a saúde, manutenção de veículos, viaturas de transporte de carga, viaturas de transporte de pessoal, carros pipas e viaturas operacionais.
Em maio foram feitas diversas apreensões de madeiras, tratores e encontradas áreas desmatadas. A equipe teve aproximadamente 90 militares do Exército com a finalidade de estabelecer a Base de Operações, no Tiro de Guerra de Sinop.