PUBLICIDADE

Mesmo com início das chuvas, nove incêndios seguem ativos em Sinop e outras cidades

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Corpo de Bombeiros informou hoje que segue no combate a nove incêndios florestais no estado. Mesmo com o início das chuvas, mais de 1 mil bombeiros seguem atuando em campo, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Estado e Prefeituras, e agentes dos órgãos federais.

No Pantanal, o principal incêndio em combate está entre a Estação Ecológica Taiamã e o Porto Conceição, e outro em uma área de mata em Poconé. Já os incêndios na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, e em uma região de fazendas em Barão de Melgaço são considerados controlados. As equipes permanecem em campo para o combate e eventuais focos.

Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal. Os demais incêndios são combatidos em Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Confresa e Sinop.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) informou que monitora com satélites incêndios na Fazenda Asa Branca, em Itanhangá; na Fazenda J Crestani, em Feliz Natal; no Sitio Ideal, em Nova Ubiratã; na Fazenda Conquista, em Santa Carmem; na Fazenda São Sebastião, em Santa Terezinha; na Fazenda Candeira, em São José do Xingu; e na Fazenda Bom Sucesso, em Canabrava do Norte.

Além desses, o Batalhão monitora um incêndio no Parque Nacional do Pantanal mato-grossense, em Poconé. O Corpo de Bombeiros só não entrou neste local porque é necessária autorização dos órgãos federais. Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

Em Mato Grosso, foram registrados 63 focos de calor nesta segunda-feira, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 49 se concentram na Amazônia e 14 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 23,5 mil escrituras são emitidas pelo Intermat

O Instituto de Terras de Mato Grosso emitiu, este...

Cinco são socorridos após atropelamento em Mato Grosso; homem em estado grave

O atropelamento de dois adultos e três crianças por...

Trânsito no Portão do Inferno é bloqueado devido às chuvas em Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística informa que...

Bombeiros combatem incêndio em empresa em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu,...
PUBLICIDADE