Cerca de 200 homens e mulheres lotados no 44ª Batalhão de Infantaria Motorizado participaram do curso de Noções Básicas para Ações de Prevenção e Controle do mosquito Aedes aegypti, esta manhã. O curso tem por objetivo combater os focos e conter a proliferação do vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus e reforçar a campanha do Ministério da Saúde “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue”, que será realizada dia 13 deste mês com o envolvimento dos todos os entes da federação.
O curso é mais uma ação do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito e foi apresentado pela Sala de Comando e Controle, com envolvimento de várias secretarias estaduais. Sobre a campanha a ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes.
A coordenadora de vigilância em saúde ambiental, Ludmila Sophia de Souza, destaca que o mosquito precisa apenas de locais com água parada para se reproduzir. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.
Ludmila explicou que o curso passa noções básicas de remoção e eliminação de criadouros. “Neste momento precisamos de voluntários que possam multiplicar os cuidados necessários. O maior problema são as áreas descobertas das ações dos agentes de saúde, por isso precisamos do maior número de pessoas envolvidas nesta guerra”.
O comandante do 44ª Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente coronel Wagner Lauduger Monteiro, destacou que tem um efetivo de mil homens em todo o estado disponível para a batalha contra o mosquito. Ele destaca que atende a um chamado da população que precisa do Exército como parceiro. “Logo que definido pelo comando geral que iríamos somar forças nos colocamos a inteira disposição junto ao Governo do Estado e municípios”, disse o comandante.
O curso é ministrado pela técnica da SES, Vilma Jucineide de Souza, que é responsável pelo Levantamento Rápido de Índice Larvário (Lira) e pelo representante do Escritório Regional da Baixada Cuiabana, Oscar Luis Pereira da Silva Neto.
O mesmo curso será realizado nesta sexta-feira (5), das 8h às 11h, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, com mais 100 pessoas da corporação. Na próxima quinta-feira, o curso será ofertado novamente no 44ª Batalhão de Infantaria Motorizada e no 9º Batalhão de Engenharia e Construção.