O secretário municipal de Saúde, Devanil Barbosa, afirmou que vai abrir uma investigação para apurar o descarte irregular de remédios. Cerca de quatro mil comprimidos de vários medicamentos foram encontrados jogados no lixo nas proximidades do centro de distribuição da prefeitura, esta manhã. Os remédios não estavam vencidos.
Segundo o gestor da pasta, mesmo que o lote estivesse fora da data de validade, o mesmo não poderia ser descartado desta forma. Ele disse que o município segue o que é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que é enterrar em local adequado ou incinerar.
Entre os comprimidos estavam anti-inflamatórios. Segundo o secretário, o que se sabe até o momento é que os medicamentos chegaram para reposição e estavam em cima de uma mesa com outras caixas vazias. A zeladora acreditando que seria lixo, jogou o produto fora por engano. Ele afirmou que o local possui circuito interno de segurança, que auxiliará na investigação.
Barbosa afirmou não saber o valor financeiro deste medicamento jogado fora. Porém, acredita que o principal prejuízo é assistencial, pois afeta os pacientes que precisam do medicamento.