PUBLICIDADE

Mato Grosso terá dia D de campanha anti-rábica este mês

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde já deu início a campanha nacional de vacinação anti-rábica desde o mês de outubro. Para esse ano, a estratégia adotada pelo Estado foi começar a imunização pela zona Rural. Até o momento, 20.886 cães e 5.221 gatos receberam as doses, num total de 26.107 animais. O dia D está programado para o dia 29. A meta será atingir 641.266 animais.

“Vale lembrar que o Estado faz o monitoramento das ações, ficando a cargo dos municípios estabelecerem as estratégias de acordo com a realidade da região, seja de casa em casa, postos fixos e volantes, podendo ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais. Porém dando ênfase às áreas de risco, como aquelas de fronteira com a Bolívia e localidades onde houve casos positivos de raiva em animais ”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira. Os trabalhos encerram em 15 de dezembro.

As metas foram distribuídas por escritórios regionais de saúde, nas unidades de Água Boa, Alta Floresta, Baixada Cuiabana, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Juína, Peixoto Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. Em 2007, a campanha atingiu um percentual de 95,18%. O planejamento estabelecido pelo Ministério da Saúde é de atingir 80% de cobertura vacinal.

Para o desenvolvimento da campanha, foram disponibilizados mais de 850 postos distribuídos nos 141 municípios, o que corresponde a aproximadamente 2,5 mil pessoas envolvidas para tal atividade.

“O último caso de humano contaminado com o vírus da raiva no Estado, aconteceu em 2000. Para manter essa situação é necessário que os proprietários de animais os mantenham imunizados o que deve ser feito pelo menos uma vez por ano”, aconselhou a veterinária da Vigilância em Saúde Ambiental, Silene Manrique Rocha.

A veterinária lembrou que no ano de 2007 foram registrados apenas dois casos de raiva animal em todo Estado, um em Cuiabá e outro em Várzea Grande. “Em todos os casos em que animais contraem o vírus da raiva eles adoecem e morrem no prazo médio de 10 dias”, explicou a veterinária.

Em 2000 Mato Grosso registrou um total de 313 cães contaminados pelo Lyssavírus. Em 2001 esse número caiu para 192 casos. Em 2002 o número de caninos infectados com a doença foi de apenas cinco animais. Houve um pequeno aumento de ocorrências em 2003 (18 casos) e 2004 (32 casos), mas logo no ano seguinte (2005) esse número voltou a cair para cinco casos positivos de raiva entre os caninos. Em 2006 apenas um caso foi registrado, em todo o Estado.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 10 minutos morre uma pessoa contaminada pela raiva, no mundo, num total de 50 mil mortes por ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE