O Centro de Custódia do Turista começa funcionar amanhã, em Cuiabá, no bairro Morada do Ouro, com 12 celas, visando atenter a necessidade de alocar turistas estrangeiros que possam vir a cometer delitos leves durante jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. Os trabalhos vão ser encerrados dia 20 de julho. Foram disponibilizados 23 servidores, sendo assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem e além 20 agentes penitenciários.
A portaria publicada apontada que os servidores serão previamente capacitados pela Escola Penitenciária. Serão disponibilizados, também, servidores bilíngues e/ou poliguotas para atuarem no centro.
Segundo a publicação, a gestão do Centro de Custódia do Turista – CCT será realizada pela diretoria da Casa do Albergado Masculino de Cuiabá, subordinado a superintendência de Gestão de Penitenciárias.
O Ministério do Turismo estima que visita de ao menos 172 mil turistas irá movimentar R$ 311 milhões na economia do município, durante os jogos da Copa do Mundo. Na primeira fase Cuiabá recebe quatro partidas: dia 13, Chile e Austrália; dia 17, Rússia e Coréia do Sul; dia 21 Bósina e Nigéria; dia 24, Colômbia e Japão.