PUBLICIDADE

Mato Grosso tem redução de 11% dos focos de calor

PUBLICIDADE

Mato Grosso foi o estado que apresentou maior queda no número de focos de calor entre os estados pertencentes à Amazônia Legal, uma redução de 11,9% até o dia 15 deste mês, se comparado ao mesmo período de 2014. O levantamento foi realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

A instituição conseguiu captar recursos do Fundo Amazônia para estruturar o BEA. Essa estruturação possibilitou à corporação a realização de atividades necessárias para combate aos incêndios florestais e queimadas irregulares. Com isso, Mato Grosso, que liderava o ranking de taxa de focos de calor (relação entre focos e área territorial) entre os nove estados que compõe a Amazônia Legal, caiu para a quinta posição. As três primeiras são ocupadas por Rondônia, Tocantins e Maranhão.

Na temporada de 2015 foram empregados todos os recursos disponíveis para o combate: a estrutura do BEA, reforçada pelos bombeiros militares de outras unidades operacionais; quatro Brigadas Municipais Mistas (fixa); 10 bases descentralizadas (móvel); 16 veículos tipo auto rápido florestal (700l água); cinco auto bomba tanque florestal (5000l água); um auto rápido perícia florestal; dois aviões Air Tractor 802F (3100l água); e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel Paulo Barroso, o recurso captado pelo Corpo de Bombeiros junto ao Fundo Amazônia foi de R$ 16.625.000,00, com R$ 4.000.000,00 de contrapartida do Estado. “É inegável que este recurso foi fundamental para estruturar o Batalhão de Emergências Ambientais, uma vez que a Corporação, até então, não possuía condições mínimas para atender a demanda”.

No entanto, Barroso ressalta que existe a necessidade de se captar mais recursos a fim de estruturar todas as demais cidades (108) que não possuem Unidade Bombeiro Militar e não foram contempladas pelo projeto, visto que o recurso disponibilizado pelo Fundo foi destinado para atender somente 15 municípios do bioma Amazônico.

Até o dia 13 de setembro, os focos de calor em Mato Grosso estão mais concentrados nas áreas de propriedades particulares, com 68,42% do total. As terras indígenas concentram 16,58% e os assentamentos 8,29%. A menor intensidade dos focos está nas unidades de conservação federal e estadual. Além disso, esta semana foi extinto o incêndio florestal no Parque Municipal Serra do Patrimônio, localizado no município de Pontes e Lacerda. No Parque Estadual do Araguaia na divisa entre as cidades do Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio as equipes continuam no combate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE